sábado, 29 de maio de 2010

Visita de estudo ao Castelo de Bragança-Museu Militar, Domus Municipalis e Pelourinho



Pedra de armas da Casa de Avis



Torre de Menagem



Seteira





Janelas ogivais



Torre da Princesa




O Castelo de Bragança é um dos mais representativos monumentos da arquitectura militar medieval e está implantado no seio da cidadela vulgarmente chamada vila. Esta cidadela compreende actualmente um velho casario, sem quaisquer vestígios de interesse artístico, a Domus Municipalis, o Pelourinho e a Igreja de Santa Maria.
A altura da torre de menagem do Castelo é de cerca de 33m por 17m de largura. É uma construção de estilo gótico, de onde se destacam pela sua elegância, as ameias, as seteiras e as janelas em ogiva. Na fachada sul abre-se uma janela ogival geminada e ornada por trifólios e quadrifólios, sobre a qual está esculpida a pedra de armas da casa de Avis. Interiormente, a torre tem três pisos. O primeiro dá acesso, através de um saguão vertical, à cisterna situada sob a torre. O último piso abre-se num terraço ameado. Quatro guaritas cilindrícas encimam o edifício. Actualmente esta Torre alberga o Museu Militar.
Toda a muralha que cerca a praça de armas é recortada por ameias e acompanhada pelo caminho da ronda. Possui quinze cubelos, e o grosso muro de cerca de 2m de espessura, é interrompido por três portas. Embora tenha sofrido várias obras de restauro, conserva ainda o aspecto primitivo.
A Torre da Princesa ergue-se junto de um cubelo, no lado norte da muralha, concluindo-se portanto, que tinha uma função defensiva. Diz uma lenda que nesta torre viveu prisioneira uma jovem princesa moura amada por um cavaleiro cristão.


O Museu Militar de Bragança foi reactivado e ampliado em 1983, ocupando todo o interior da Torre de Menagem do Castelo. Dispõe de um acervo de elevado valor histórico e cultural, originalmente recolhido pelo Coronel António José Teixeira, no qual estão expostas peças de armaria dos séculos XII, XIV, XV e XVI até à 1ª Guerra Mundial. De destacar as peças que foram utilizadas nas campanhas em África, principalmente em Moçambique, no final do século XIX. O Museu Militar de Bragança impõe-se como espaço-memória das vivências militares da cidade, porquanto a maioria das peças originais foram doadas pelos habitantes, participantes nas campanhas de África e 1ª Guerra Mundial.





Domus Municipalis

A Domus Municipalis é um edifício de arquitectura românica, único na Península Ibérica. A tese mais válida situa-o nos séculos XII ou XIII e terá sido utilizado como Câmara Municipal (reunião dos Homens - Bons da vila) Tem a forma de um pentágono irregular, apresenta uma cornija de modilhões historiados, que se repetem no interior do edifício. A iluminação faz-se através de uma série de janelas de arco abatido, dispostas de uma forma contínua nas cinco faces de construção. O pavimento é formado por pedras de granito aparelhadas e não apresenta divisões. Corre as paredes uma bancada que terá servido de assento aos munícipes. Todo o rés-do chão é constituído por uma cisterna, coberta por uma abóboda de canhão.







Pelourinho de Bragança

O Pelourinho é um notável monumento de granito formado por uma base poligonal de três degraus onde assenta uma corpulenta figura zoomórfica - a porca da vila- em cujo dorso se eleva uma coluna cilíndrica lisa, de cerca de 6,40m de altura, terminada por um capitel. Deste capitel parte uma cruz de braços iguais cujos topos são decorados com carrancas representando uma figura humana, uma ave, um cão e motivos florais.





Igreja de Santa Maria



Igreja de Santa Maria



Interior da Igreja de Santa Maria


A Igreja de Santa Maria situa-se na cerca do castelo de Bragança e é um templo do século XVIII. O portal ostenta decoração predominantemente barroca, com colunas torsas ornamentadas com cachos e folhas. Quatro nichos, também com decoração barroca, abrem-se de um lado e de outro do portal. A meio do entablamento existem outras duas colunas iguais e duas esculturas. Um arco de volta inteira remata todo este aparatoso conjunto.

Sem comentários:

Enviar um comentário