terça-feira, 2 de março de 2010

D. Sancho II - O Capelo



Quarto rei de Portugal. Nasceu em Coimbra, pelo ano de 1209, e morreu em Toledo em 4 de Janeiro de 1248, filho de D. Afonso II e de D. Urraca. Casou com D. Mécia Lopez de Haro, que nasceu em data incerta, morrendo em Palência por volta de 1270, sendo filha de Lopo Dias de Haro, por alcunha o cabeça Brava, fidalgo da Biscaia. Retomou as negociações já iniciadas com o seu pai para uma reconciliação do poder estatal com o poder eclesiástico. O rei morrera excomungado e o reino estava interdito. Finalmente estabeleceu-se uma concórdia com dez artigos.
A partir de 1226 iniciou a campanha do Alentejo, conquistando Elvas, Jerumenha, Serpa, Aljustrel, Mértola, Aiamonte e provalmente Cacela e Tavira. Como guerreiro foi digno continuador de D. Afonso Henrriques, mas foi mau administrador.
Foram frequentes durante o seu reinado as lutas entre o ricos-homens e os homens da igreja, tendo o bispo do Porto feito queixas do rei ao papa. O papa em bula enviada aos barões, concelhos das cidades e visitas a outros lugares, aconselha a chefia do reino a alguém activo e prudente.
Foi nomeado o príncipe D. Afonso, futuro D. Afonso III. A igreja dispôs assim da nação portuguesa. Houve ainda, no incío de 1246, guerra civil entre os partidários do rei e do príncipe D. Afonso.
Retirou-se para Toledo.
Não deixou sucessão.



Fontes:

Joel Serrão(dir)
Pequeno dicionário de História de Portugal
Lisboa,Iniciativas Editoriais, 1976


Joaquim Veríssimo Serrão
História de Portugal, Volume I: Estado, Pátria e Nação(1080-1415)
2ª ed, Lisboa, Verbo, 1978.



Recolha realizada por Hugo Sousa e Daniel Cunha T+




Sem comentários:

Enviar um comentário