quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

Lenda Moura - HGP

A moura do monte do Piolho

Reza uma lenda antiga, que numa gruta escondida no denso pinhal do monte do Piolho, no concelho de Alijó, encontra-se uma Princesa Moura encantada, que guarda um valioso tesouro e aparece em todas as noites de S. João, logo após a meia-noite.

Diz-se que é vista sob a forma de serpente tenebrosa, e que ali aguarda desde sempre que um homem de coragem a vá resgatar ao encanto a que está sujeita.

O homem que conseguir voltar as costas ao medo e numa dessas noites esperar pela chegada da serpente e a beijar quebrar-lhe-á o encanto, casará com ela e ficará com todo o seu tesouro, que é composto por muito ouro e jóias.

Um dia, um homem das redondezas, cansado de viver pobre e desejoso de casar, encheu-se de coragem e disse para os seus vizinhos:

- Quem lá vai sou eu, e haveis de ver se trago ou não trago essa tal moura!

Todos lhe disseram para não ir, pois isso era perigoso. Se nunca ninguém tinha conseguido ver a Princesa Moura, porque havia, logo ele, de o conseguir?

O homem fez orelhas moucas aos conselhos que lhe deram, e lá foi numa dessas noites de S. João. Primeiro, levou algum tempo a procurar a gruta, e, quando a descobriu, esperou que chegasse a meia-noite.

Nessa altura, apareceu-lhe a serpente que lhe subiu pelo corpo acima até ao rosto. Porém, o homem não chegou a beijá-la. Apanhou tamanho susto que fugiu dali a sete pés, ficando mudo para o resto da vida.

Não conseguiu, por isso, contar a ninguém o que quer que fosse sobre a Princesa, ou sobre o tesouro.

Diz-se ainda, que outros tentaram também ao longo dos tempos, mas que, ou morreram de susto, ou ficaram cegos, ao depararem com a serpente, e, por isso o mistério lá continua.


Alexandre Parafita in “ O Maravilhoso Popular, Contos, Lendas e Mitos”

Plátano Editora

Recolha feita por João Eduardo Vilaverde Lopes nº 7 Turma +

Sem comentários:

Enviar um comentário