terça-feira, 12 de outubro de 2010

Se eu fosse um Bandeirante...

A viagem mais aventureira que fiz e que nunca vou esquecer foi a visita a Tété na Amazónia. A viagem de Portugal ao Brasil decorreu normalmente. Quando desembarquei, meti os pés ao caminho até à Amazónia. Esta viagem durou dois anos e cento e vinte e seis dias. Chegámos ao destino ao fim de 1547 paragens em locais muito rochosos, mas sem encontrarmos rigorosamente nada, eu e os meus 125 homens!
No início parecia estar tudo muito calmo, mas quando escureceu, aí pelas dez horas da noite, eis que de repente apareceu um cão enorme todo pelado, com aguçados dentes caninos, designado de "chupa-cabras". Peguei num pau, mergulhei-o numa colmeia e fiz lume o que espantou o canídeo, que se pôs em fuga.
Na manhã seguinte, fomos até um monte cheio de pedras brilhantes mas não valiosas, mesmo assim, recolhêmo-las para um saco feito de linho. De repente, apareceram milhares e milhares e milhares de serpentes que deitavam as suas ameaçadoras línguas bifurcadas cá para fora; fazendo uma estimativa eram à volta de 500.000. Pensámos e logo nos surgiu a solução: como as cobras têm medo da luz despejámos o saco de meia arroba de pedras brilhantes e, passados alguns minutos começaram a fugir para todos os lados.
No dia seguinte, saímos rapidamente daquele local. Passados três km de intensa marcha, encontrámos um lago cheio de jacarés e outras coisas que nem se podem imaginar.... construímos uma jangada de paus grossos para atravessar o Amazonas, defendendo-nos como podíamos dos "ditos cujos" que cruzavam o nosso caminho:
-Pumba!
-Pimba!
-Catrapumba!
E lá passámos a tarde naquilo...!Viajámos noites e dias, vivemos acontecimentos e perigos mil e deles nos safámos por uma "unha roxa".
Só faltava aparecer à nossa frente um "bicho -pão de cinco cabeças"!
Então, certo dia, quando já estávamos no coração da Amazónia, apareceu-nos um "homem-touro": o minotauro! Pés para que te quero! Diria que estávamos a correr a mais de 350 Km /hora, mas com o susto mexemo-nos apenas um mílimetro... por incrível que pareça o minotauro ou lá o que era acabou por desaparecer!
Só sei que a seguir veio um tornado que perfurou a zona. Sabem o que havia lá no fundo?Toneladas e toneladas de diamantes... Transportámos as pedras numa espécie de carros. O barco levou-os até ao reino.
Quando apresentaram os diamantes ao Rei, soaram as trombetas, abriram as cortinas, mas em vez de diamantes estavam lá, nada mais, nada menos que um conjunto de jacarés num bloco de gelo que tinha derretido durante a viagem! Foi a barafunda total, até os homens mais valentes e bem armados do reino fugiram...
Passaram muitos anos e os jacarés acabaram por voltar para a Amazónia, local onde ainda se encontram hoje... por isso quando virem jacarés de três ou quatro metros de largura e onze de comprimento têm que fugir...e bem rápido!
Moral da estória: o dinheiro não é tudo na vida!

Diogo Emanuel Sampaio

Sem comentários:

Enviar um comentário