quarta-feira, 4 de novembro de 2009

LINHAS GERAIS DO PROJECTO TURMA+






Projecto Turma+

1. LINHAS GERAIS DO PROJECTO
- No país o projecto é desenvolvido em cerca de 80 escolas.
- Projecto monitorizado pela Universidade de Évora. Tem ainda um conselho de Acompanhamento, com elementos da DGIDC, DREN, IGE, GAVE e da Coordenadora nacional do projecto – Teodolinda Cruz.
- A coordenadora nacional virá, pelo menos, uma vez à escola fazer um acompanhamento do projecto.
- Com a Turma+ há uma nova organização da escola: o agrupamento dá mais, os alunos têm que se esforçar e trabalhar mais, tem que assumir a responsabilidade de obter melhores resultados.

2. CARACTERIZAÇÃO DO PROJECTO
2.1. OBJECTIVO
O grande objectivo a alcançar é o de melhorar o desempenho escolar dos alunos que passem pelo projecto Turma+. Este objectivo é tão válido para os alunos com dificuldades várias, como para os alunos com elevado rendimento escolar e com os quais, habitualmente, os docentes pouco podem avançar quando integrados em turmas heterogéneas.
Ainda que o aumento do rendimento escolar seja uma meta clara a atingir não esquecemos que este projecto poderá também proporcionar um aumento de integração sócio – escolar e de auto–estima por parte daqueles que se vêem remetidos para posições de «inferioridade» nos resultados escolares normalmente obtidos.

2.2. ORGANIZAÇÃO DA Turma+
- Propõe-se a criação de uma turma sem alunos fixos, de frequência temporária, que agregue elementos com algumas características comuns, constituída até um máximo de 14 alunos, provenientes ou não da mesma turma de origem. Com cada grupo de trabalho deverão ser desenvolvidas actividades que permitam a melhoria das prestações académicas dos alunos. Os resultados práticos desta acção serão verificados após a realização das avaliações formais destes alunos nas suas turmas de origem e/ou no decorrer do trabalhos no interior da Turma+.
- Aos docentes que leccionam as turmas, por proposta do Coordenador da Turma+, compete criar os diferentes grupos de alunos agregados por algumas características relativamente semelhantes. A título de exemplo sugerem-se as seguintes hipóteses: alunos sem dificuldades de aprendizagem mas irrequietos e/ou indisciplinados, alunos trabalhadores mas com dificuldades de aprendizagem, alunos muito motivados para a aprendizagem e bom comportamento, alunos mais velhos e, por isso, algo «deslocados» nas suas turmas, alunos com dificuldades de aprendizagem às quais juntam o pouco ou inexistente trabalho fora da sala de aula, etc.
- Salienta-se que, tendo em conta as experiências ocorridas noutras escolas, não é muito importante, em muitos casos, o número de alunos que cada grupo de trabalho pode ter. O que é verdadeiramente importante é que os mesmos tragam características de trabalho e de expectativas algo semelhantes.
- Cada grupo específico de alunos, durante o tempo em que integrar o Projecto Turma+, continuará a trabalhar os conteúdos programáticos que a sua turma de origem está a desenvolver, beneficiará de um apoio individualizado dado que se encontra integrado num grupo de trabalho que apresenta alguma homogeneidade e não vê aumentada a sua carga horária semanal.
- A constituição dos grupos de alunos poderá ser feita de modo a integrar alunos provenientes de diferentes turmas. Esses alunos, temporariamente, ficarão sujeitos a um novo horário. Finda a sua permanência no projecto retomarão o horário da sua turma de origem.
- Após a formação dos grupos o coordenador da equipa de trabalho do Projecto, e os Directores de Turma, informarão os Encarregados de Educação de que que os seus educandos se integram nos supra - referidos grupos.
- No decorrer do trabalho com um determinado grupo é perfeitamente possível, e às vezes até desejável, proceder a reajustamentos de participantes na Turma+ por forma a que esta turma e as de origem funcionem ainda melhor.
- Tem relevância para o bom funcionamento da Turma+ que o professor de cada disciplina leccione a totalidade das turmas do ano. Devido à organização dos horários nem sempre foi possível atingir este objectivo. Nos casos em que o professor da Turma+ é diferente haverá um trabalho cooperativo com o docente da turma de origem, para que não haja desfasamento na análise dos conteúdos.
- A informação aos alunos e respectivos pais e encarregados de educação será feita pela seguinte ordem e calendário:
- primeira metade do 1º Período - alunos de nível 5;
- segunda metade do 2º Período – alunos repetentes e os que transitaram de anos com níveis inferiores a 3;
- primeira metade do 2º Período - alunos de nível 4;
- segunda metade do 2º Período - alunos de nível 3;
- 3º Período - alunos em risco de retenção desde que se lhes reconheça interesse por inverter a sua situação escolar.
- Todos os alunos, ao longo do ano lectivo, deverão integrar a Turma+.
- No início de cada período é distribuído por todos docentes uma lista com o nome dos alunos a integrar a Turma+ bem como do período de tempo em que se prevê a sua frequência.

2.3. O COORDENADORA DA Turma+
- Coordenadora do Projecto é a professora Maria Teresa Marques.
- Ao Coordenador da Turma+, em articulação com cada Director de Turma, cabe motivar os alunos e os encarregados de educação para que a frequência do projecto seja vista como uma vantagem e um privilégio.
- O Coordenador do Projecto Turma+ terá de informar sempre cada grupo de alunos que passa pelo projecto, dos objectivos da sua passagem pela turma, motivando-os para a realização de um trabalho de maior qualidade com vista à obtenção de melhores resultados escolares
- O Coordenador do Projecto Turma+ deverá, conjuntamente com os Directores de Turma, proceder a reuniões intercalares de avaliação do desempenho/comportamento de cada grupo.
- O Coordenador do Projecto Turma+ deverá ter uma total disponibilidade durante o decorrer das reuniões de avaliação de final de período para analisar os resultados obtidos pelos alunos, reorganizar as propostas de frequência do próximo grupo e motivar os professores para o trabalho a desempenhar com os alunos que formarão a nova turma.
- O Coordenador do Projecto Turma+, em colaboração com cada Director de Turma, deverá ser o «rosto visível» da harmonização de todos os procedimentos que levem ao sucesso de um número cada vez maior de alunos.

2.4. CALENDÁRIO DE FREQUÊNCIA DOS GRUPOS DA TURMA+



3. IDEIAS A TER EM CONTA NA OPERACIONALIZAÇÃO DO PROJECTO
- É necessária a realização de, pelo menos, uma avaliação formal durante o período de frequência do projecto. Durante as semanas de frequência da Turma+ deve haver avaliação formal nas turmas de origem e na Turma+. A entrega deve ser feita antes do final de cada um dos períodos de frequência da Turma+.
- No final do período são os professores da turma de origem que estão presentes na reunião de avaliação (previamente tem que haver troca de informação entre o professor da Turma+ e o da turma de origem.
- Importante que haja uma forte articulação entre os docentes da turma de origem e da Turma+. - Alunos com NEE ficam sempre na turma de origem, para não criar instabilidade nesses alunos.
- O primeiro grupo de alunos é seleccionado com base nas avaliações do ano lectivo anterior. Nos restantes grupos serão tidas em conta a avaliação realizada pelo conselho de turma, quer seja intercalar, quer seja de final de período.
- Existe um livro de ponto específico para a Turma+.
- Na mudança de grupo da Turma+ será colocada a lista de alunos no livro de ponto e avisados os alunos e respectivos encarregados de educação.
- Os alunos mantêm os números da turma de origem. As faltas são marcadas de igual forma, acrescentando-se apenas a letra correspondente à turma de origem do aluno (Ex.: A12; B2).
- As faltas são lançadas no programa informático no horário da turma de origem.
- Nas reuniões intercalares os professores têm que ter elementos de avaliação quantitativos, logo os testes e trabalhos têm que estar corrigidos quer na turma de origem, quer na Turma+.
- Não pode haver avaliação diferenciada entre a Turma+ e a turma de origem. O nível de dificuldade dos elementos de avaliação tem que ser semelhante. Não existem condições especiais de avaliação nos alunos que vão para a Turma+. Os testes até podem ser os mesmos, desde que sejam realizados em simultâneo.

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