![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiG9wb7h9UdnyZpnNkTdZfqncsGvQwymviqWA7yrIIbTVutBy3A7IdyS50HfB6EKVVZd2iWwl9kGGv0wIArUCq8NMwYFITWhtr2uLhfkLmvaIthyZhZWytYs6CQjQu0xiPhvVZ-JTm2oXma/s320/soldadomilhoes1.jpg)
Perante a obrigação de cumprir o serviço militar foi assentar praça em Bragança, passando de imediato para o Regimento de Infantaria 9, em Chaves, onde mostrou ser exímio especialista com o manejo de metralhadoras, evidenciando-se simultaneamente como aguerrido e cumpridor nos trabalhos mais arriscados. Em 23 de Maio de 1917 partiu para" a frente de combate" tendo sido integrado na 3ª Companhia do 1º Batalhão que rumou a terras gaulesas. Um ano depois, chegava o grande momento, " o da Batalha de la Lys", na Flandres. O dia preciso: 9 de Abril de 1918. Após a Infantaria alemã ter inundado de fogo e sangue os verdejantes campos de La Lys, o soldado Milhais, munido da sua metralhadora Lewis,(conhecida entre os lusos como a Luísa) e cheio de coragem, enfrentou sozinho, as colunas alemãs que se atravessaram no seu caminho, o que permitiu a retirada de vários soldados portugueses e ingleses para as posições defensivas da rectaguarda. Ainda não satisfeito com o seu acto de valentia, Aníbal Milhais manteve-se de vigia durante cinco dias à entrada de um canal em Huit Maisons.
Perante esta bravura, o seu comandante Ferreira do Amaral, abraçou-o e exclamou: " Tens o nome de Milhais mas vales Milhões!" Foi esta simples frase que o imortalizou na memória dos portugueses com os nomes de "Soldado Milhões" e "Herói Milhões".
Ainda em pleno campo de batalha, o bravo "Soldado Milhões" foi homenageado com algumas das mais altas condecorações que eram atribuídas aos maiores defensores da pátria: a "Ordem de Torre e Espada de Valor, Lealdade e Mérito"e a "Cruz de Guerra de 1ª Classe".
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhqPizQf2sT39TFWC7mBvtvONtTq1xNquCQeOkTJkiOKC2aQ3dsAFPscKWx_T77xRCuF4MFUM0TJh0BbsxoyGJszVEO8LXKlnqrcNscyZI3RpL5-tXUGPY3nNSR1I1oDqeX3DkBmaQ_CjdL/s320/milh%25C3%25B5es.jpg)
Pesquisa de Raquel Correia
Sem comentários:
Enviar um comentário