AMIZADE
A amizade
É linda como uma canção
Nós todos juntos
Somos uma grande união.
A amizade
É como uma melodia
são várias pessoas
Que se abraçam dia-a-dia.
A amizade
É como uma flor
Tem que ser regada
E tratada com muito amor.
A amizade
É uma conquista
Acontece no sonho
E às vezes é realista.
A amizade
É maravilhosa
Com todos os amigos
Ela é melodiosa.
Rui Sousa
terça-feira, 25 de janeiro de 2011
quinta-feira, 20 de janeiro de 2011
Curiosidades
Ponte Dª Maria Pia Porto
Em Maio de 1875 foi aberto um concurso público internacional para a selecção da empresa construtora. Das quatro soluções, apresentadas pelas companhias francesas Eiffel et Ce, Fiver Liles e Batignolles e pela inglesa Medd, Wrightson & Co, foi seleccionada a proposta dos engenheiros Gustave Eiffel e Théophile Seyrig, considerada a mais económica e elegante.
De facto, o projecto de Eiffel, prevendo a construção de um tabuleiro horizontal ao nível da cota mais alta das margens, apoiado num enorme arco parabólico, revela uma especial atenção aos valores paisagísticos do Douro. O tabuleiro, com 354 metros de comprimento e 4,5 metros de largura, fica a 61 metros do nível das águas, assentando em seis pilares que apoiam sobre um arco com 160 metros de vão e 42,60 metros de flecha, formado por duas curvas parabólicas que no alto têm uma separação de dez metros. A construção foi adjudicada em 5 de Janeiro de 1876 e o contrato de dezoito meses. O inverno atrasou as obras que se fixaram em 22 meses, terminando em 30 de Outubro de 1877.
A ponte foi inaugurada em 4 de Novembro de 1877, com assistência do rei e da rainha que daria o nome à ponte. Esta estrutura manteve-se operacional até 1 de Junho de 1991 e permitiu concluir a ligação ferroviária entre o Porto e Lisboa que, na altura, terminava na estação das Devesas em Vila Nova de Gaia.
Diogo Nascimento
Portugal foi um dos países do mundo pioneiros no telégrafo. As primeiras linhas de telégrafo a serem inauguradas foram as de entre o Terreiro do Paço e as Cortes e entre o Palácio das Necessidades e Sintra (onde a família Real portuguesa passava férias) logo em 1856. no final do século XIX já a extensão das linhas em Portugal ascendia a 8000 Km.
Nos anos 60 do século XIX, Lisboa já estava ligada por cabos submarinos a Londres, Gibraltar e Nova Iorque. A ligação por cabo submarino entre Lisboa e o Rio de Janeiro permitiu ao Rei Dom Luís I de Portugal enviar uma mensagem de "Feliz Natal" ao seu primo, o Imperador Dom Pedro II do Brasil.
Diogo Nascimento
O primeiro automóvel que circulou em Portugal
O primeiro automóvel que circulou em Portugal foi um Panhard & Levassor, em 1895, comprado pelo Conde de Avilez que depois de uma viagem a Paris, ficou entusiasmado com este novo meio de transporte e encomendou um exemplar à Casa Panhard & Levassor de Paris.
Várias peripécias marcaram a sua entrada em Portugal. Na Alfândega não sabiam qual a designação a atribuir ao objecto, se uma alfaia agrícola ou uma "locomobile" (máquina movida a vapor). Acabou por se optar pela última designação.
Este foi o veículo protagonista do primeiro acidente de viação em Portugal, quando na sua primeira viagem de Lisboa para Santiago do Cacém, atropelou um burro.
Este automóvel encontra-se actualmente em exposição no Museu da Alfândega na cidade do Porto e é propriedade do automóvel Clube de Portugal.
Eduardo Trigo
quinta-feira, 6 de janeiro de 2011
Espaço da poesia
A Criança
A criança é uma flor
Que desabrocha no Universo,
A criança é alegria
Que corre pelos campos,
A criança é amor,
Amor que está dentro dos nossos corações.
A criança é como uma montanha russa,
Tem altos e baixos, porque ela é feliz mas às vezes também é triste.
Eu sou uma criança e sempre serei,
E o espírito de criança ficará comigo.
Sei que há pessoas que dizem que não têm espírito de criança,
Mas acredito, que essas pessoas têm o espírito de criança,
no fundo do coração.
Eduardo Trigo
Subscrever:
Mensagens (Atom)