terça-feira, 25 de janeiro de 2011

AMIZADE

A amizade
É linda como uma canção
Nós todos juntos
Somos uma grande união.



A amizade
É como uma melodia
são várias pessoas
Que se abraçam dia-a-dia.



A amizade
É como uma flor
Tem que ser regada
E tratada com muito amor.



A amizade
É uma conquista
Acontece no sonho
E às vezes é realista.



A amizade
É maravilhosa
Com todos os amigos
Ela é melodiosa.


Rui Sousa

quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

Curiosidades

Ponte Dª Maria Pia Porto
Em Maio de 1875 foi aberto um concurso público internacional para a selecção da empresa construtora. Das quatro soluções, apresentadas pelas companhias francesas Eiffel et Ce, Fiver Liles e Batignolles e pela inglesa Medd, Wrightson & Co, foi seleccionada a proposta dos engenheiros Gustave Eiffel e Théophile Seyrig, considerada a mais económica e elegante.
De facto, o projecto de Eiffel, prevendo a construção de um tabuleiro horizontal ao nível da cota mais alta das margens, apoiado num enorme arco parabólico, revela uma especial atenção aos valores paisagísticos do Douro. O tabuleiro, com 354 metros de comprimento e 4,5 metros de largura, fica a 61 metros do nível das águas, assentando em seis pilares que apoiam sobre um arco com 160 metros de vão e 42,60 metros de flecha, formado por duas curvas parabólicas que no alto têm uma separação de dez metros. A construção foi adjudicada em 5 de Janeiro de 1876 e o contrato de dezoito meses. O inverno atrasou as obras que se fixaram em 22 meses, terminando em 30 de Outubro de 1877.
A ponte foi inaugurada em 4 de Novembro de 1877, com assistência do rei e da rainha que daria o nome à ponte. Esta estrutura manteve-se operacional até 1 de Junho de 1991 e permitiu concluir a ligação ferroviária entre o Porto e Lisboa que, na altura, terminava na estação das Devesas em Vila Nova de Gaia.


Diogo Nascimento




O Telégrafo em Portugal

Portugal foi um dos países do mundo pioneiros no telégrafo. As primeiras linhas de telégrafo a serem inauguradas foram as de entre o Terreiro do Paço e as Cortes e entre o Palácio das Necessidades e Sintra (onde a família Real portuguesa passava férias) logo em 1856. no final do século XIX já a extensão das linhas em Portugal ascendia a 8000 Km.
Nos anos 60 do século XIX, Lisboa já estava ligada por cabos submarinos a Londres, Gibraltar e Nova Iorque. A ligação por cabo submarino entre Lisboa e o Rio de Janeiro permitiu ao Rei Dom Luís I de Portugal enviar uma mensagem de "Feliz Natal" ao seu primo, o Imperador Dom Pedro II do Brasil.



Diogo Nascimento



O primeiro automóvel que circulou em Portugal

O primeiro automóvel que circulou em Portugal foi um Panhard & Levassor, em 1895, comprado pelo Conde de Avilez que depois de uma viagem a Paris, ficou entusiasmado com este novo meio de transporte e encomendou um exemplar à Casa Panhard & Levassor de Paris.
Várias peripécias marcaram a sua entrada em Portugal. Na Alfândega não sabiam qual a designação a atribuir ao objecto, se uma alfaia agrícola ou uma "locomobile" (máquina movida a vapor). Acabou por se optar pela última designação.
Este foi o veículo protagonista do primeiro acidente de viação em Portugal, quando na sua primeira viagem de Lisboa para Santiago do Cacém, atropelou um burro.
Este automóvel encontra-se actualmente em exposição no Museu da Alfândega na cidade do Porto e é propriedade do automóvel Clube de Portugal.


Eduardo Trigo

quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

Espaço da poesia


A Criança


A criança é uma flor


Que desabrocha no Universo,


A criança é alegria


Que corre pelos campos,


A criança é amor,


Amor que está dentro dos nossos corações.


A criança é como uma montanha russa,


Tem altos e baixos, porque ela é feliz mas às vezes também é triste.


Eu sou uma criança e sempre serei,


E o espírito de criança ficará comigo.


Sei que há pessoas que dizem que não têm espírito de criança,


Mas acredito, que essas pessoas têm o espírito de criança,


no fundo do coração.


Eduardo Trigo